Por hábito, muitos ligam o piloto automático e não observam como a correria do dia a dia pode desgastar a saúde física e mental. Mas, aos poucos, os sinais de desgaste vão surgindo, com dores de cabeça, estresse e irritabilidade, entre outras inúmeras complicações. Antes de forçar muito o motor conhecido como corpo até ele parar, dedique alguns minutos para você e veja como a meditação pode contribuir para eliminar esses problemas da sua vida, além de ajudar com a melhora da concentração e do foco.

A meditação ganha a cada dia mais espaço no mundo ocidental. Afinal, descansa a mente e o corpo. Além disso, o praticante consegue controlar as emoções, aumentando o poder de concentração e reduzindo o estresse e a hiperatividade.

Os benefícios são conhecidos há muitos anos na cultural oriental e, atualmente, comprovados por estudiosos do mundo ocidental. No Brasil, a meditação faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Disponível no SUS, a ação do Ministério da Saúde conta com o respaldo da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O estresse está relacionado com o surgimento de diversas outras doenças. Pesquisa desenvolvida por universidade do Estados Unidos por exemplo, demonstra que a meditação foi capaz de diminuir 40% das consultas médicas.

Entre os benefícios, a prática ajuda a reduzir a ansiedade e combater depressão e estresse. Além disso, melhora a respiração e a qualidade do sono dos praticantes.

A meditação aumenta também a concentração, atenção e a memória.

 

Como Praticar?

 

Patrick Meditando

 

Existem diversas técnicas para meditar. Alguns utilizam mantras, outras priorizam o silêncio. Dessa forma, o ideal é o praticante encontrar o método que mais se identifique, já que os caminhos podem ser diferentes, mas os resultados são os mesmos, contribuindo para o equilíbrio do organismo.

Contar com a ajuda de um profissional é importante para conhecer as técnicas e praticar corretamente, aproveitando assim todos os benefícios. Alguns aplicativos também ajudam nessa tarefa, apresentando diariamente um passo a passo para a pessoa aprender e conseguir meditar perfeitamente.

A prática deve ser uma atividade prazerosa. Entenda que a meditação não é desligar a mente. Para dar início, escolha um ambiente agradável e fique em uma posição confortável, com a postura alinhada. A respiração é muito importante nesta jornada. Portanto, tente eliminar outros pensamentos e concentre-se apenas na respiração, inspirando profundamente e soltando o ar lentamente.

Existem diversas técnicas de respiração que são indicadas na meditação. Outro fator importante: não fique preocupado em acertar tudo no início. É normal não conseguir focar a atenção na respiração e se deixar levar por outros pensamentos. Aos poucos a sua concentração aumentará e você conseguirá aproveitar cada vez mais os benefícios da meditação.

 

Mas O Que é Meditação Exatamente?

 

Meditação

Se você perguntar a qualquer pessoa o que é meditação, ela certamente saberá responder.

No entanto, você vai ouvir respostas como: “sentar de pernas cruzadas”, “fazer silêncio” e “não pensar em absolutamente nada”.

Mas eu pergunto: você já tentou não pensar em nada?

Se ainda não tentou, eu garanto, é uma missão impossível!

Meditar nada tem a ver com esvaziar a mente de pensamentos. No mínimo você teria que pensar para não pensar : )

Mais do que isso, a meditação é um exercício de foco e concentração que promove relaxamento físico e equilibra o psicológico de quem pratica.

Algumas linhas de meditação usam mantras como instrumento para entrar no estado de flow, enquanto outras focam em apenas observar a respiração.

Nossa mente, especialmente em um mundo cheio de estímulos, tende a desfocar rapidamente.

E durante a prática da meditação, principalmente se você está iniciando, isso também acontece com bastante frequência.

Uma lição que aprendi quando estava ainda começando minha prática diária de meditação, foi justamente prestar atenção na minha respiração.

E toda vez que percebia minha mente divagando para outros pensamentos, voltava minha atenção à respiração.

Com treino, você consegue se concentrar cada vez mais facilmente e por mais tempo.

Mas se ainda assim parece impossível, deixe os pensamentos fluírem pela sua mente. Porém seja apenas um observador; não julgue e não se envolva, apenas deixe que passem.

Você vai começar a perceber que conseguir usufruir dos benefícios da meditação não é nem de longe tão difícil como contaram para você.

 

Benefícios da Meditação Para a Saúde

 

Homem meditando

 

Mais do que uma prática religiosa ou mística, hoje a meditação é prescrita por médicos. Sua aplicação vai desde o tratamento auxiliar em casos de dores persistentes, doenças crônicas como hipertensão e diabetes e até mesmo para tratamento de diversos tipos de câncer.

Existem centenas de estudos para embasar os benefícios da meditação na saúde.

O estudo feito pela Unifesp, em parceria com o Hospital São Matheus, contou com um grupo de 140 idosos praticando meditação por 2 meses, 2 vezes por semana.

Metade dos participantes que seguiu a risca a prática da meditação duas vezes por semana e relataram resultados bastante significativos:

71,19% relataram melhorias na postura;
64,41% afirmaram estar respirando melhor;
62,71% conseguiram aumentar a disposição;
57,63% experimentaram redução de dores físicas
45,76% tiveram melhorias em doenças crônicas (junto com o tratamento convencional);
37,29% relataram mudanças no hábito intestinal.

A meditação também pode ser um alívio para uma das dores mais chatas que existem: a dor de cabeça.

Segundo o estudo da Universidade de Harvard, 19 pessoas que sofriam com crises de enxaqueca constante começaram a meditar, por 8 semanas.

Os resultados foram animadores: a dor foi ficando menos intensa e as crises mais curtas. O que não dispensou totalmente a necessidade de aliar aos remédios para este tipo de dor.

Meditar é algo completamente natural para o nosso corpo.

Se você seguir uma prática correta, a tendência é que seu organismo faça uma espécie de autocura. Irá livrar sua mente do estresse e da ansiedade, dois fatores responsáveis pelo aparecimento de diversas doenças.

 

Mulher e velas meditando

 

Muito se tem falado sobre a necessidade de uma manter uma rotina de exercícios físicos, da importância de uma alimentação saudável, de se conectar com familiares e amigos, da rotina de trabalho, das tarefas domésticas, de não passar o dia no “modo pijama”, etc. Tudo isso é, com certeza muito importante, mas a nossa saúde mental precisa ser a prioridade e cuidar dela requer uma certa disciplina. Pensado nisso, além do link do ceplan acima, que eu super recomendo,você pode investir em livros sobre o tema ou ouvir podcasts sobre meditação ou músicas que te ajudem a acalmar e entrar em um estado de relaxamento ativo, somente no Spotify existem centenas de playlists sobre isso, separamos também alguns aplicativos que podem te ajudar.

Depois que você experimentar não deixa de vir aqui nos comentários e nos contar o que achou, ok? Boa meditação e que isso te ajude (como tem me ajudado) a manter o foco e uma sanidade mínima nesses tempos tão loucos.

 

 


 

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