A melhor maneira de emagrecer sem correr o risco de engordar novamente é através de uma reeducação alimentar, pois dessa forma é possível diminuir o volume de comida nas refeições. Assim, é possível emagrecer com saúde, sem ter de recorrer a remédios ou cirurgia para emagrecer.

No entanto, para que os resultados sejam definitivos, é importante que a mudança nos hábitos alimentares seja acompanhada pela prática de atividade física regular.

A reeducação alimentar é a melhor receita para emagrecer com saúde, e consiste em comer alimentos saudáveis e diminuir o consumo de alimentos industrializados, refrigerantes, frituras e alimentos ricos em açúcar.

O passo a passo para conseguir fazer uma reeducação alimentar consiste em:

 

1. Beber 2 Litros de Água Por Dia

A hidratação com água é muito importante porque a água não tem calorias e limpa as toxinas do corpo, facilitando a desintoxicação. O ideal é beber de 1,5 a 2 litros de água, mas se você tem alguma dificuldade em beber toda essa água, experimente colocar um pedacinho de gengibre ou espremer meio limão numa garrafa de água gelada e ir bebendo vários goles durante o dia.

 

2. Comer de 3 em 3 Horas

Comer a cada 3 horas é o ideal porque assim o nível de glicose no sangue é mais estável e você sente menos fome e consegue se concentrar melhor na escola ou no trabalho.

Para conseguir comer a cada 3 horas deve-se consumir uma menor quantidade de alimentos em cada refeição, que deve ser composta por café da manhã, lanche do meio da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

 

3. Reeducar o Paladar

Para escolher melhor os alimentos você deve reeducar o paladar.

Experimente receitas novas e opte sempre pelos integrais, porque diminuem a fome além de regular o intestino, e deixe de comer em fast food e as frituras. Coma pelo menos 2 frutas por dia, elas são ótimas como sobremesa.

Para que essas mudanças sejam implementadas no dia-a-dia deve fazer-se 1 mudança por semana até que ela se torne um hábito que será adotado para sempre.

 

Por Onde Começar?

O primeiro passo é conseguir identificar quais são as mudanças necessárias na sua alimentação para torná-la mais saudável.

Um exemplo seria trocar alimentos gordurosos e ricos em calorias por alimentos mais nutritivos.

O objetivo é fazer com que o seu organismo se adapte ao novo estilo de alimentação, mas que também consiga obter os nutrientes essenciais que precisa para funcionar perfeitamente de uma maneira mais saudável.

 

Reeducação Alimentar Ajuda a Emagrecer?

 

Balança com alimentos

 

Sim, a reeducação pode ser a maneira mais simples de emagrecer com saúde, mas não é algo rápido. É preciso ter paciência.

Através desse modelo de alimentação, você irá olhar para os alimentos de forma diferente e dará chances para versões mais saudáveis, como frutas, verduras e legumes.

Com isso, as principais e primeiras mudanças vão acontecer na sua mente, mas consequentemente vão refletir na balança e nas medidas.

Além disso, mesmo após a pessoa atingir o seu objetivo de emagrecer, a reeducação é importante para que a pessoa mantenha o peso, evitando o efeito sanfona.

 

Cardápio: O Que Comer Para Fazer Uma Reeducação Alimentar?

O ideal é que você consiga comer todos os tipos de alimentos, mas sempre preferindo opções mais saudáveis, essencialmente alimentos do tipo in natura, que são os alimentos naturais. Além disso, o consumo de água também é importante na reeducação alimentar. Veja abaixo:

 

Frutas Frescas♦ Frutas;
♦ Verduras;
♦ Legumes;
♦ Peixes;
♦ Carnes magras;
♦ Oleaginosas: nozes, amêndoas, pistaches.

Esses grupos de alimentos listados acima podem contribuir para que essa reeducação do organismo seja possível.

Os alimentos vegetais, como as frutas, legumes, verduras e também as oleaginosas, são importantes porque fornecem uma boa quantidade de energia e nutrientes sem trazer os excessos de calorias e gorduras que os alimentos ultraprocessados têm.

 

 

Os Principais Vilões e Mocinhos na Alimentação Saudável

Os são os piores alimentos consumidos atualmente, que deveriam ser evitados a qualquer custo:

• Alimentos ultra processados (sucos em pó, embutidos, biscoitos recheados, refrigerantes, salgadinhos, nuggets, molhos prontos), que passam por muitas modificações até chegarem à mesa.

• O açúcar e a gordura, combinação que, para a indústria, é um trunfo e, para os consumidores, a verdadeira desgraça.

• Doces de padaria, pães, pizza, bolos, tortas são alimentos feitos com gordura vegetal e que possuem uma carga glicemia muito alta, aumentando o risco de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e compulsão alimentar.

 

Cardápio Saudável

 

Mulher segurando prato

 

Café da manhã

Opção um: 1 copo de 200ml de suco verde (abacaxi com couve + gengibre em raspas ) + 2 unidades de torrada integral + 2 colheres (chá) de queijo cottage.

Opção dois: 200ml de suco de frutas vermelhas (polpa congelada) + 2 unidades grandes de bolacha de arroz + 1 colher (sopa) de queijo cottage + 1 xícara pequena de café.

Opção três: 200 ml de suco de maçã verde com couve e raspas de gengibre + 1 fatia de pão integral + 1 colher (sopa) de queijo cottage + 1 xícara pequena de café.

 

Colação

Opção um: 200ml de chá verde.

Opção dois: 200ml de chá Matchá.

Opção três: 200ml de chá de hibisco.

 

Almoço

Opção um: Salada de folhas verdes, tomate, pepino + 3 colheres (sopa) de legumes cozidos + 1 filé médio (200g) de frango + 3 colheres (sopa) de arroz integral + 2 colheres (sopa) de feijão.

Opção dois: 1 prato de sobremesa de salada de agrião, tomate cereja, cenoura crua, lentilhas cozidas + 1 xícara média de brócolis cozido + 1 filé médio (150g) de bife de carne sem gordura + 1 xícara média de macarrão parafuso integral.

Opção três: 1 prato de sobremesa de salada de rúcula, tomate, palmito + 1 filé grande (200g) de salmão grelhado + 3 colheres (sopa) de batata cozida e salteada no azeite extravirgem (salpicar salsinha).

 

Lanche da Tarde

Opção um: 2 unidades de castanhas do Brasil + 3 unidades de amêndoas + 5 unidades de semente de abóbora + 2 unidades de damasco seco + 1 copo pequeno de iogurte desnatado.

Opção dois: liquidificar 200ml de leite desnatado + 2 castanhas do Brasil + 3 amêndoas + 5 sementes de abóbora + 1 fruta pequena.

Opção três: 1 taça média (ou mais ou menos 5 colheres de sopa) de salada de frutas. Polvilhar com 1 colher (sopa) de quinoa em flocos + 2 castanhas do Brasil + 5 sementes de abóbora.

 

Jantar

Opção um: 4 colheres (sopa) de tapioca hidratada recheada com salada de folhas verdes + tomate + frango desfiado + 165ml de suco de limão.

Opção dois: 1 prato de sobremesa de salada de folhas verdes + tomate + pepino + palmito + omelete de 1 ovo inteiro e 1 clara recheado com espinafre + 165ml de chá de hibisco.

Opção três: 1 prato de sobremesa de salada de folhas verdes + cenoura crua ralada + tomate cereja + 1\2 berinjela média assada recheada com carne moída + 165ml de suco de melancia.

 

Ceia:

1 xícara média de chá de alecrim + lactobacilos (1 garrafinha Yakult) + 1 fruta pequena.

 

Atividade Física

Para complementar seu processo de reeducação alimentar, combine ele à pratica de atividades físicas. Dessa maneira, além de ajudar o corpo, você ainda acelera seu metabolismo e ajuda a reduzir medidas no corpo quando o propósito é emagrecimento.

A atividade física em si já faz bem para o organismo e auxilia na queima de grandes calorias. Independente de qual for, alinhar ela a alimentação é uma combinação espetacular. Em soma, com uma maior queima de calorias, você ainda fica livre para, de maneira controlada, comer algumas coisinhas que gosta a mais.

 


 

 

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