Se você quer viajar para fora da América do Sul, o primeiro passo é tirar o seu passaporte, porque você vai precisá-lo. Para os países Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela você precisa apenas do seu documento de identidade. Veja agora como tirar o passaporte brasileiro pela primeira vez.

Tirar o passaporte pela primeira vez, assim como renovar o seu passaporte vencido é super fácil e vamos te ensinar o passo a passo agora:

 

Site da Polícia Federal

É a Polícia Federal quem emite os passaportes. Por isso, o primeiro passo é acessar o site da Polícia Federal.

Você vai preencher um formulário bem simples, com seus dados pessoais e dados complementares, como endereço, profissão e etc. Depois de preenchido, o site emitirá um boleto para você pagar: o GRU.

 

Pagamento

A taxa do Guia de Recolhimento da União (GRU) atualmente é de R$257,25. Você emite o boleto, paga e aguarda mais ou menos de um a dois dias úteis para aí, então, agendar o seu passaporte.

 

Agendamento

Passados os dois dias úteis, agora você precisa entrar novamente no site da PF, na parte de Agendamento de Atendimento. Na tela que abrirá, você colocará o seu CPF, seu número de protocolo e sua data de nascimento. O sistema te dará as opções das cidades e postos da Polícia Federal disponíveis. Aí é só escolher qual você prefere!

 

Hora de comparecer à Polícia Federal

Antes de mais nada, separe os documentos necessários para tirar seu passaporte, que são eles:

Documento de Identidade – pode ser a Carteira de Identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. O passaporte anterior também é válido. Detalhe: caso tenha mudado de nome leve também a Certidão de Casamento.

CPF – Se o número constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original

Certidão de Casamento – Caso tenha alterado seu nome

Certificado de Naturalização, para os naturalizados.

PS: É necessário que esteja tudo certinho entre você e justiça eleitoral e serviço militar (no caso dos homens), pois é feita uma checagem no momento da emissão do passaporte.

Aí é super rápido. Eles vão colher suas digitais e tirar a foto do seu passaporte! Feito isso, agora é só esperar ele ficar pronto para buscá-lo.

 

Retire seu passaporte

Geralmente num prazo de uma semana depois, você já pode buscar seu passaporte. Basta levar seu documento de identidade oficial com foto. O passaporte é válido por 10 anos!

EMAIL
https://www.facebook.com/odiariodeumapaixaooficial/
https://www.facebook.com/odiariodeumapaixaooficial/
https://www.instagram.com/odiariodeumapaixao/