Como não amar um bichinho fofo feito de tricô? Eles são apaixonantes e atendem pelo nome de Amigurumi, uma junção de palavras de origem japonesa que significa “ami” – “tricô” ou “malha” e “nuigurumi”- “bichos de pelúcia”. Ou seja, podemos traduzir amigurumi como “bichos de pelúcia de tricô”.

Já faz algum tempo que os amigurumis surgiram lá no Japão, mas foi só recentemente que eles passaram a ganhar fama por aqui. Confeccionados geralmente com linhas de algodão, os amigurumis podem ter as mais variadas cores e formatos. Mas eles possuem algumas características que os tornam inconfundíveis.

Uma delas é que os bichinhos geralmente possuem formas esféricas e cilíndricas. Outra particularidade são a cabeça e os olhos grandes, evidenciados em relação ao restante do corpo. Os amigurumis também são baixinhos, seu tamanho varia entre 10 e 30 centímetros.

Feitos geralmente para decoração de quartos, os amigurumis são uma excelente oportunidade de artesanato para vender. Para você ter uma ideia, o preço de venda de um amigurumi varia entre R$ 70 a R$ 250, dependendo do tamanho e do formato.

Seja para vender, presentear ou mesmo como um hobbie, vale a pena aprender a fazer um amigurumi. Por isso trouxemos nesse post muitas dicas e tutoriais para quem deseja se aventurar por esse artesanato japonês. Embarque nessa com a gente: Curso Meu Amigurumi

 

Como Fazer Amigurumi

Em um primeiro momento a técnica do amigurumi pode assustar os iniciantes. De fato é importante ter algum conhecimento de tricô antes de começar, mas isso não quer dizer que é impossível fazer um amigurumi. A receita do sucesso é ter persistência e dedicação, mesmo que você tenha que começar do zero.

E o ponto de partida para fazer um amigurumi é saber escolher os melhores materiais para esse trabalho. Confira as dicas para não errar nessa primeira etapa: Curso Meu Amigurumi

 

Materiais Necessários Para Fazer o Amigurumi

 

Passarinhos amigurumisBasicamente, para fazer um amigurumi você vai precisar de apenas linhas, agulhas e enchimento acrílico. Alguns outros materiais adicionais necessários são tesoura, fita métrica, botões, feltro e cola para dar o acabamento final aos bichinhos.

A linha mais recomendada para fazer o amigurumi é a de algodão, mas você também pode optar por linhas de lã. O importante é saber que quanto mais fina a linha, mais delicado será o resultado. As linhas mais grossas, por sua vez, são mais indicadas para quem está começando.

Já no que diz respeito as agulhas, funciona mais ou menos assim: agulhas grossas para fios grossos e agulhas finas para fios finos. Mas não se preocupe muito com isso, a embalagem da linha traz a indicação do tipo de agulha deve ser utilizada.

 

Passo a Passo de Como Fazer Amigurumi

Agora que você já sabe o que precisa ter em mãos antes de começar a fazer o seu amigurumi, o que acha de conferir alguns tutoriais com o passo a passo da técnica? Fica bem mais fácil começar com quem já sabe o que está fazendo. Confira cinco ideias para se inspirar e se motivar: Curso Meu Amigurumi

 

Amigurumi Para Iniciantes

Esse curso foi feito especialmente para quem ainda está começando a aprender a técnica do amigurumi. Você vai aprender os pontos básicos para produção dos bichinhos que são o anel mágico, o aumento e a diminuição. Confira:

Fofos, coloridos e cheios de possibilidades. Os amigurumis são assim: um artesanato que encanta a todos e ainda por cima muito rentável, podendo se tornar uma ótima fonte de renda extra. Para dar vida a essas fofuras você vai precisar apenas de uma dose de dedicação e criatividade. Por isso, selecionamos as melhores ideias de amigurumis para você se inspirar. Confira:

 

Materiais Básicos

 

Linhas

A escolha da linha é sem dúvidas a etapa mais importante antes de começar os pontos do amigurumi. No começo, quando você ainda não tem tanta experiência, o ideal é escolher uma linha mais grossa. Como os pontos são pequenos, é legal que você consiga enxergar todo o trabalho. A linha mais grossa vai facilitar esse processo e também os movimentos da mão na hora de fazer o crochê.

Outra dica legal é investir nas linhas claras para as primeiras peças. Isso porque com a linha mais clara, fica mais fácil contar os pontos, casa e fileiras que você já fez, evitando se perder no meio do processo.

Sempre escolha linhas 100% algodão, como a linha Duna, que tem uma espessura média ideal para começar.

 

Linhas de crochê

 

Agulhas

Normalmente o próprio pacote de linha indica o tamanho ideal de agulha para o trabalho, mas essa indicação não precisa ser seguida à risca. Antes de qualquer coisa, escolha uma agulha que fique confortável na sua mão. Afinal, o trabalho em crochê demanda inúmeros pontinhos e uma agulha ruim pode machucar seus dedos.

Para pessoas com tendinite é indicado usar agulhas de metal com o cabo revestido em borracha ou plástico. Além de dar muito mais conforto para os dedos, o cabo vai facilitar a pegada e agilizar o processo.

 

Agulhas de crochê

 

Outra coisa muito importante que você precisa saber antes de comprar uma agulha é que o tamanho dela e a espessura da linha determinam o tamanho da peça. A linha mais grossa deixa a peça mais volumosa por si só, e com a ajuda de uma agulha grande, cria espaços maiores entre os pontos. Já a agulha menor, deixa os pontos mais juntinhos.

Veja abaixo duas bolinhas feitas com o mesmo número de pontos. A bolinha maior, na cor roxa, foi feita com a linha duna e agulha de 2,5mm. Já na bolinha amarela foi usada a linha anne, que é bem mais fina, com a agulha de 1,5mm.

 

Modelos de bolinhas de crochê

 

Para começar, o tamanho ideal é 2,5mm. Mas se possível, tenha duas agulhas de tamanhos opostos em casa. Isso vai te dar mais possibilidades na hora de criar.

 

Enchimentos

Os bichinhos de crochê precisam ser preenchidos com um material bem leve e fofinho. A maioria dos artesãos prefere usar a fibra siliconada, que é um material barato. A fibra siliconada é muito usada para encher almofadas e principalmente no artesanato em feltro.

No mercado você também encontra também a fibra seca. É fácil notar a diferença entre as duas já no toque. A siliconada é o que chamamos de fibra 100% virgem. Ela é mais soltinha e muito mais macia que a seca. A fibra de silicone vai deixar o seu amigurumi muito mais fofinho.

Além do enchimento em fibra, você pode usar a própria para preencher seus bichinhos. Sabe aqueles pedacinhos e pontinhas que vão sobrando durante o trabalho? Vá guardando todos eles num potinho e, com o tempo, você vai ter lã suficiente para encher um amigurumi inteiro.

 

Detalhes e Olhinhos

Na hora de enfeitar seus bichinhos ou criar os olhinhos para seus amigurumis, você pode viajar nas opções. Os mais comuns são os olhinhos muito usados para as bonecas em feltro, que são meia pérolas pretas com a base reta. Para aplicar na peça de crochê você pode usar cola universal para artesanato. Você encontra essas bolinhas pretas de vários tamanhos em qualquer armarinho.

Existem também os olhos com pino de segurança, que são aquelas bolinhas pretas com uma pequena pontinha que lembra um parafuso. Ao contrário da meia pérola, você não precisa colar por cima do crochê, e sim “atarrachar” o cabinho para dentro do enchimento, e encaixar numa porquinha de plástico que já vem com os olhos.

Se estiver fazendo um bichinho para uma criança, essa é a melhor opção porque os olhos ficam bem fixos na peça e não corre o risco dela conseguir tirar.

Você pode usar também as clássicas miçangas, pode pregar botões e também pode criar os olhinhos com retalhos de feltro. Basta cortar as bolinhas nas cores e tamanhos que preferir, e fixar com cola universal.

 

Amigurumis Lindos

 

É impossível não se apaixonar por essa arte de criar bichinhos com crochê, não é? É por isso que esse artesanato faz tanto sucesso por aí. E agora que você aprendeu um pouco sobre como fazer amigurumi, só falta colocar a mão na massa. Escolha um modelo bem simples e comece já a praticar os pontinhos!

A melhor parte é que atualmente é possível encontrar várias receitas disponíveis para fazer os mais belos bonequinhos. Além disso, você pode fazer amigurumis sob encomenda e vender para amigas, colegas ou mesmo pela internet, dando uma complementada na sua renda.

 


 

Aprenda a CRIAR e LUCRAR com Amigurumis.

Preparamos os melhores modelos passo a passo
para você!

 

+ DE 1000 MODELOS DE AMIGURUMI
Você vai ter acesso aos melhores modelos GRATUITOS aos nossos alunos: Bonecas, bichinhos, animais, chaveiros, personagens de desenhos e etc.

 

Botão Comprar Agora